quinta-feira, 26 de julho de 2007

Proposta 250707A da Direcção da AEISEG

A Direcção da Associação de Estudantes do ISEG (DAEISEG) vem, por este meio, propor que o regime de precedências em vigor às cadeiras do Departamento de Matemática seja alterado.

Em primeiro lugar, convém referir que compreendemos a necessidade da existência do regime de precedências. Em segundo lugar, achamos que todos nós, representantes dos alunos e professores, compreendemos que o regime de precedências não deve continuar a vigorar da mesma forma que nos últimos anos lectivos, passando a explicar porquê:

· As licenciaturas passaram a ter a duração de 6 semestres, ao contrário dos anteriores 8;

· As precedências às disciplinas do Departamento de Matemática, dando o exemplo o curso de Economia, mantém-se ao longo de cinco semestres consecutivos;

· As elevadas taxas de reprovações as estas disciplinas irão certamente manter-se nos próximos anos.

Ou seja, tanto os representantes dos alunos como dos professores, esperam – apesar de não o desejarem – que se mantenham taxas elevadas de reprovação a estas disciplinas nos próximos anos lectivos, resultando o “aprisionamento” de centenas de estudantes no primeiro ciclo, com provavelmente apenas as disciplinas do Departamento de Matemática por concluir. Esta situação será mais frequente do que nunca, pois o primeiro ciclo terá a duração de apenas 6 semestres, o que permitirá apenas a um aluno, a possibilidade de não obter aprovação apenas uma única vez (no máximo, duas vezes, para o caso de Gestão), de modo a poder concluir o curso no prazo previsto. Assim, a DAEISEG, consciente da necessidade de alterar este sistema, propõe a criação de dois blocos de precedências:

· Primeiro bloco, constituído pelas disciplinas de Matemática I e II;

· Segundo bloco, constituído pelas restantes disciplinas na linha de precedência posterior a Matemática II (exemplo para Gestão: apenas Estatística I e II; para Economia e Finanças: Estatística I e II mais Econometria).

Um aluno pode assim inscrever-se a Estatística I no segundo ano, mesmo sem nunca ter obtido aprovação a Matemática I (do primeiro ano). Mas o mesmo aluno não pode inscrever-se a Matemática II sem ter tido aproveitamento à Matemática I, e o mesmo acontecendo a Estatística II e Econometria.

Julgamos que os conteúdos programáticos são bastante diferentes entre os dois blocos para ditar a “independência” entre as disciplinas. O exemplo disto é que um aluno em Estatística II não necessita realmente saber primitivar, como em Estatística I não necessita aplicar equações diferenciais, para em ambos os casos, obter aproveitamento às disciplinas atrás mencionadas.

Esperamos que da reunião desta Quinta-Feira da CCCC consiga aparecer uma resposta a esta questão, pois estamos a presenciar uma corrida contra o tempo, para evitar situações em maior escala do que as que agora se começam a verificar, com inúmeros estudantes com a conclusão do curso pendente, em virtude do regime de precedências aplicado. Por último, a DAEISEG mostra-se disponível para no início do próximo ano lectivo, inquirir os seus colegas, numa tentativa de compreender o porquê da existência de taxas tão elevadas de reprovação às disciplinas da área de matemática.


PS: Esta proposta foi enviada ontem para a CCCC, CP, CD, Presidente do Departamento de Matemática e responsáveis pela Secretaria das Licenciaturas.