sexta-feira, 27 de julho de 2007

Proposta 270707A da Direcção da AEISEG

A Direcção da Associação de Estudantes do ISEG vem, por este meio, propor que o valor da propina para os alunos finalistas do primeiro ciclo seja reajustado. Isto, porque ao longo do percurso curricular, os nossos estudantes são vítimas da chamada “armadilha das precedências”, onde agora em seis semestres, os alunos têm de obter, quase obrigatoriamente, aproveitamento às disciplinas do Departamento de Matemática, para poderem concluir o curso no prazo previsto.

Uma vez que, tradicionalmente, existem elevadas taxas de reprovações a estas disciplinas, acreditamos – embora não o desejemos, que tal se continue a verificar. Os alunos têm agora menos dois semestres à sua disposição para fazerem as disciplinas que normalmente não obtêm aproveitamento, sendo de esperar, que cada vez mais tenhamos alunos inscritos no ISEG, a apenas uma disciplina por semestre, especialmente alunos finalistas, vitimas do nosso regime de precedências.

Não nos parece sensato nem justo, cobrar o valor por inteiro da propina a um aluno que no máximo está inscrito a duas disciplinas por ano lectivo, uma em cada semestre. Propomos que o valor da propina para todo e qualquer aluno inscrito a uma disciplina por semestre (totalizando uma ou duas por ano lectivo, conforme o caso), seja o valor mínimo aplicado em lei, e para os estudantes bolseiros, seja 50% desse valor.

PS: O documento foi enviado hoje para Conselho Directivo, Conselho Científico, Conselho Pedagógico, Responsáveis pela Secretaria das Licenciaturas e Reitoria da UTL.