
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Mais uma conquista! Novo regime para obtenção do estatuto de trabalhador-estudante

quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Comunicado 260907A
A Direcção da Associação de Estudantes do ISEG vem, por este meio, comunicar que considera pouco desejável a actual distribuição dos recursos humanos nos postos de atendimento aos alunos na Secretaria das Licenciaturas. Relatamos que nesta altura crucial para os estudantes, apenas se encontram presentes duas funcionárias a atender centenas de alunos. São inúmeras as queixas que nos têm chegado nos últimos dias, focando os longos tempos de espera a que os estudantes se vêm submetidos para serem atendidos. Para além disto, é de realçar a má imagem, que um Instituto que ambiciona liderar as áreas da Economia e da Gestão em Portugal, passa para os seus alunos e respectivas famílias ao não conseguir afectar, de forma eficiente, os seus recursos em alturas de maior afluência a um serviço básico e essencial para os seus percursos académicos.
PS: Este comunicado foi enviado hoje para o Conselho Directivo e Conselho Pedagógico.
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
Condições especiais de sócio para 2007/2008

Os sócios passam agora a usufruirem de um desconto de 15% na compra dos livros e da revista Exame, e de 50% na compra de sebentas. E a AEISEG preparou outras condições especiais para ti, como descontos no Al Souk às Terças-Feiras, almoços e jantares a preço reduzido no restaurante Carvoaria, desconto nas aulas na Surf Lab, e muito mais! Nota especial para as equipas desportivas: agora, para jogares pelas equipas da AEISEG, tens de ser obrigatoriamente sócio.
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
domingo, 12 de agosto de 2007
Proposta para sala de estudo aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano
Esta é uma das grandes carências do nosso Instituto, carência essa que leva a que centenas de estudantes procurem espaços de estudo alternativos, como o espaço Ágora, levando a que os estudantes se afastem progressivamente da faculdade, quando podiam estudar com toda a comodidade e segurança nos espaços do ISEG. Sendo preocupação da AEISEG o bem-estar dos seus colegas iseguianos, esta proposta torna-se assim imperativa para o próximo ano lectivo.
O espaço por nós proposto foi o piso 0 da Biblioteca, local esse onde já se realizou o estudo nocturno para preparação dos exames do segundo semestre, e que acolheu boas critícas por parte dos alunos. Esperamos que a resposta do CD seja breve.
sábado, 4 de agosto de 2007
Centro de Estudo já em funcionamento!
Assim, os horários das turmas são:
Estatística II: Quartas e Sextas, das 18h00 às 19h30
(Economia + Gestão + Finanças);
Econometria: Terças e Quintas, das 10h00 às 11h30
(Economia + Finanças).
O valor da mensalidade é de 39 euros para sócios da AEISEG e de 49 euros para os restantes interessados.
sexta-feira, 27 de julho de 2007
Proposta 270707A da Direcção da AEISEG
A Direcção da Associação de Estudantes do ISEG vem, por este meio, propor que o valor da propina para os alunos finalistas do primeiro ciclo seja reajustado. Isto, porque ao longo do percurso curricular, os nossos estudantes são vítimas da chamada “armadilha das precedências”, onde agora em seis semestres, os alunos têm de obter, quase obrigatoriamente, aproveitamento às disciplinas do Departamento de Matemática, para poderem concluir o curso no prazo previsto.
Uma vez que, tradicionalmente, existem elevadas taxas de reprovações a estas disciplinas, acreditamos – embora não o desejemos, que tal se continue a verificar. Os alunos têm agora menos dois semestres à sua disposição para fazerem as disciplinas que normalmente não obtêm aproveitamento, sendo de esperar, que cada vez mais tenhamos alunos inscritos no ISEG, a apenas uma disciplina por semestre, especialmente alunos finalistas, vitimas do nosso regime de precedências.
Não nos parece sensato nem justo, cobrar o valor por inteiro da propina a um aluno que no máximo está inscrito a duas disciplinas por ano lectivo, uma em cada semestre. Propomos que o valor da propina para todo e qualquer aluno inscrito a uma disciplina por semestre (totalizando uma ou duas por ano lectivo, conforme o caso), seja o valor mínimo aplicado em lei, e para os estudantes bolseiros, seja 50% desse valor.
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Proposta 250707A da Direcção da AEISEG
A Direcção da Associação de Estudantes do ISEG (DAEISEG) vem, por este meio, propor que o regime de precedências em vigor às cadeiras do Departamento de Matemática seja alterado.
Em primeiro lugar, convém referir que compreendemos a necessidade da existência do regime de precedências. Em segundo lugar, achamos que todos nós, representantes dos alunos e professores, compreendemos que o regime de precedências não deve continuar a vigorar da mesma forma que nos últimos anos lectivos, passando a explicar porquê:
· As licenciaturas passaram a ter a duração de 6 semestres, ao contrário dos anteriores 8;
· As precedências às disciplinas do Departamento de Matemática, dando o exemplo o curso de Economia, mantém-se ao longo de cinco semestres consecutivos;
· As elevadas taxas de reprovações as estas disciplinas irão certamente manter-se nos próximos anos.
Ou seja, tanto os representantes dos alunos como dos professores, esperam – apesar de não o desejarem – que se mantenham taxas elevadas de reprovação a estas disciplinas nos próximos anos lectivos, resultando o “aprisionamento” de centenas de estudantes no primeiro ciclo, com provavelmente apenas as disciplinas do Departamento de Matemática por concluir. Esta situação será mais frequente do que nunca, pois o primeiro ciclo terá a duração de apenas 6 semestres, o que permitirá apenas a um aluno, a possibilidade de não obter aprovação apenas uma única vez (no máximo, duas vezes, para o caso de Gestão), de modo a poder concluir o curso no prazo previsto. Assim, a DAEISEG, consciente da necessidade de alterar este sistema, propõe a criação de dois blocos de precedências:
· Primeiro bloco, constituído pelas disciplinas de Matemática I e II;
· Segundo bloco, constituído pelas restantes disciplinas na linha de precedência posterior a Matemática II (exemplo para Gestão: apenas Estatística I e II; para Economia e Finanças: Estatística I e II mais Econometria).
Um aluno pode assim inscrever-se a Estatística I no segundo ano, mesmo sem nunca ter obtido aprovação a Matemática I (do primeiro ano). Mas o mesmo aluno não pode inscrever-se a Matemática II sem ter tido aproveitamento à Matemática I, e o mesmo acontecendo a Estatística II e Econometria.
Julgamos que os conteúdos programáticos são bastante diferentes entre os dois blocos para ditar a “independência” entre as disciplinas. O exemplo disto é que um aluno
Esperamos que da reunião desta Quinta-Feira da CCCC consiga aparecer uma resposta a esta questão, pois estamos a presenciar uma corrida contra o tempo, para evitar situações em maior escala do que as que agora se começam a verificar, com inúmeros estudantes com a conclusão do curso pendente, em virtude do regime de precedências aplicado. Por último, a DAEISEG mostra-se disponível para no início do próximo ano lectivo, inquirir os seus colegas, numa tentativa de compreender o porquê da existência de taxas tão elevadas de reprovação às disciplinas da área de matemática.
segunda-feira, 23 de julho de 2007
Centro de Estudo Acompanhado a funcionar durante o Verão
Econometria: 3ª e 5ª feira, das 10 horas às 11h30.
Estatística: 3ª e 5ª feira, das 12 horas às 13h30.
PS: Ainda não existem aulas agendadas para os alunos de Gestão, devido ao reduzido interesse até agora manifestado pelos mesmos.
sábado, 21 de julho de 2007
AEISEG contesta actual prazo para alunos se registarem como trabalhadores estudantes
quarta-feira, 18 de julho de 2007
Novidades a nível das inscrições
terça-feira, 10 de julho de 2007
Atenção: Estatística I de Economia e Gestão
- O Conselho Científico avançou, principalmente em resultado da taxa de 98,2% de reprovações na época normal a Estatística I de Gestão, com a possibilidade de realização de um exame extra em Setembro, em moldes ainda a definir, para todos os alunos que obtiveram classificação negativa à disciplina do curso em causa;
- Em virtude da inflexibilidade demonstrada pelo professor Alfredo Egídio dos Reis, responsável pela disciplina de Estatística I de Economia no segundo semestre, para subir as classificações de 9 valores para 10, recomendamos a todos os alunos que queiram rever novamente a sua prova e respectiva classificação, que enviem uma declaração (minuta) por escrito ao presidente do Conselho Pedagógico, o professor Carlos Silva Ribeiro, a solicitarem a revisão da prova e fundamentando devidamente o pedido. Recomendamos que os alunos que o queiram fazer, façam referência ao regime excepcional de transição em vigor na Época Especial de Setembro e ao facto de a prova estar cotada de 0 a 19 valores, o que resulta numa infracção aos artigos 2º e 3ºs do RGAC.
quarta-feira, 4 de julho de 2007
AEISEG contesta as elevadas taxas de insucesso
terça-feira, 3 de julho de 2007
Comunicado da Direcção da AEISEG sobre o RJIES
A Direcção da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (DAE ISEG/UTL) considera totalmente despropositado e inadequado, que o novo Regime Jurídico para as Instituições do Ensino Superior (RJIES) seja discutido num tão curto espaço de tempo, ainda para mais quando foi agendado para uma altura em que milhares de estudantes estão concentrados nos seus exames e que não podem dispensar a necessária atenção para analisar um documento que trará grandes alterações ao Ensino Superior Português.
Sentimos que os estudantes foram deliberadamente afastados, por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), do seu direito natural em participar na construção de uma lei que é vital para o nosso meio. Achamos ainda que, a opinião pública deve estar consciente e de acordo com a maioria das alterações propostas, algo que manifestamente não acontece de momento, e que não devem ser colocadas de parte as pretensões tanto dos professores, como dos estudantes e também dos funcionários do Ensino Superior.
A actual lei da autonomia é antiga e necessita ser revista e actualizada. O contexto socioeconómico português alterou-se profundamente nos últimos anos. Mas este facto, não constitui razão suficiente para aprovar um documento tão crucial para o futuro, não só do nosso Ensino como também de Portugal, num tão curto espaço de tempo e sem a adequada discussão.
Reprovamos assim, a iniciativa do MCTES, em discutir e aprovar o RJIES no final do ano lectivo decorrente, apelando para que exista uma verdadeira discussão sobre o assunto, de forma a se formar um consenso alargado sobre a matéria e a tão necessária estabilidade para um sector fulcral para o nosso desenvolvimento e afirmação enquanto sociedade.
sexta-feira, 29 de junho de 2007
Sessão de apresentação do balanço de actividades dos primeiros 6 meses do mandato
quarta-feira, 27 de junho de 2007
Vigília hoje em frente da Assembleia da República!

terça-feira, 26 de junho de 2007
Vigília amanhã em frente à Assembleia da República
sábado, 23 de junho de 2007
Petição online pelo alargamento do prazo de discussão sobre o RJIES
sexta-feira, 22 de junho de 2007
Posição das AE's da UTL sobre o RJIES
As Associações de Estudantes da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), reunidas no dia 22 Junho de 2007, Sexta-Feira, analisaram conjuntamente o projecto de lei sobre o novo Regime Jurídico para as Instituições do Ensino Superior (RJIES). Após reflexão, foram tomadas as seguintes considerações:
· Depois de 19 anos de vigência da actual lei, aprovada por unanimidade no parlamento, é imperativo existir uma adequação da mesma à nova realidade socioeconómica que o país atravessa, algo que já se tentou no passado, mas que na altura e por razões que não entendemos, não se achou pertinente o aprofundamento do debate;
· Posto isto, não compreendemos a urgência demonstrada pelo Governo, para num tão curto espaço de tempo, e sem dar abertura a um debate generalizado por toda a sociedade, ter de aprovar uma lei, que trará profundas alterações ao modelo de Ensino Superior Português;
· Os estudantes sentem-se traídos e excluídos na elaboração e posterior análise da lei, uma vez que o timing escolhido, é uma escolha estratégica do Governo, pois em plena época de exames, somos afastados da possibilidade de a debatermos com maior universalidade;
· Esta lei prevê o afastamento maciço dos estudantes dos Órgãos de Gestão, algo que representa um atentado aos nossos direitos em participar de forma abrangente nas decisões administrativas e curriculares das escolas, remetendo-nos a um papel passivo e meramente observador naquilo que serão as decisões estratégicas;
· Para além do mais, preocupa-nos a possibilidade do desmembramento das nossas Universidades de forma caótica, algo que representará uma ingovernabilidade das mesmas, com a ausência de estratégias de longo prazo, gerando uma instabilidade desnecessária neste momento crucial da nossa sociedade, com o início da Presidência Portuguesa da EU, com a conclusão da implementação do processo de Bolonha e objectivos de crescimento e desenvolvimento de longo prazo diametralmente opostos aos cortes orçamentais praticados.
As Associações de Estudantes da UTL, manifestam a sua expressa vontade em alargar o prazo de discussão do documento, propondo um debate generalizado e alargado, de modo a atingir-se um documento consensual e que verdadeiramente sirva para elevar a qualidade do nosso ensino, a par das estratégias de convergência propostas por Bolonha. Esperamos sinceramente que estas considerações sejam atendidas, sob pena de uma possível e cada vez maior contestação generalizada da nossa parte.